This should redirect to the frontend url, but the redirection has been paused for now. 5 dicas para transformar o seu jardim num paraíso para as abelhas

As abelhas são essenciais à biodiversidade e à vida na Terra. Desempenham um papel fundamental no ecossistema natural, participando em quase 80% da polinização das espécies vegetais.

Apesar da importância destas trabalhadoras da natureza para toda a biodiversidade, o alarme já foi lançado há muitos anos : as populações de abelhas estão em declínio! Para remediar esta situação, todos nós temos um papel a desempenhar, realizando gestos simples. Descubra 5 dicas para contribuir para o bem-estar das nossas amigas polinizadoras a partir do seu jardim ou terraço!

Para ter a certeza de atrair abelhas para o seu jardim, alimente-as! Como ? Plantando e semeando plantas melíferas. Plantas cujas flores produzem muito néctar ou melada que as abelhas recolhem para fazer mel.

Uma pequena dica Pink Lady®: lembre-se de escolher plantas que florescem em diferentes épocas do ano e que são nativas da sua região. Desta forma, as abelhas poderão alimentar-se durante todo o ano. Finalmente, plante e semeie uma grande variedade de plantas. Por exemplo, combine flores, arbustos, frutas, legumes ou ervas para que diferentes espécies de abelhas encontrem a felicidade no seu jardim.

Aqui está uma seleção de plantas que as abelhas adoram:

Instalar hotéis de insetos

O segundo ponto a não esquecer ao acolher abelhas: o abrigo. Ofereça as suas amigas alíadas (especialmente as chamadas abelhas selvagens “solitárias”) um refúgio adequado, fazendo um belo hotel de insetos para que possam armazenar o néctar e pôr lá os seus ovos.

Se já tiver uma casa de insetos, basta adicionar alguns blocos de madeira com buracos de diferentes diâmetros, ramos ocos ( canas, bambu, etc.), mas também tijolos ou blocos de barro com buracos.

Objetivo: zero pesticidas!

Terceira dica: Pare de usar pesticidas! Se quiser proteger as abelhas, deve cultivar uma horta 100% biológica. Se ainda não o tiver feito, exclua os pesticidas da sua rotina de jardinagem. As abelhas estão a sofrer com o uso crescente de pesticidas.

Para manter uma horta harmoniosa, existem muitas alternativas naturais que lhe permitem cultivar de forma orgânica, tais como arrancar ervas daninhas à mão, ou introduzir joaninhas para comer pulgões na horta.

Preservar um espaço selvagem

Um pedaço de terreno baldio no seu jardim proporcionará um refúgio natural para abelhas, mas também para muitos outros insetos polinizadores (vespas, borboletas, etc.) e animais (rãs, ouriços, pássaros, etc.) que são essenciais para a biodiversidade e equilíbrio ecológico do seu jardim.

Estes espaços selvagens permitem às abelhas refugiarem-se, alimentarem-se e reproduzirem-se. Abrigos naturais cada vez mais raros, dos quais os animais e os insetos adoram pela sua tranquilidade e estabilidade.

Criar pontos de água

As abelhas precisam de se alimentar, mas também precisam de beber. Portanto, pense em instalar um ponto de água pequeno e pouco profundo (uma bacia), rodeado de pedras (para evitar que se afoguem) e coloque-o perto das flores.

Na estação seca e quente é imperativo enchê-lo regularmente, pois as abelhas deixam de recolher pólen e procuram antes água. Nestas condições, estimou-se que as abelhas podem trazer cerca de 3 a 4 litros de água por dia para a colmeia.