This should redirect to the frontend url, but the redirection has been paused for now. As nossas dicas anti-stress para um tempo mais calmo

Qualquer que seja a sua idade ou a sua agenda, pode ser difícil lidar com as pequenas coisas que correm mal na vida quotidiana.

E embora o stress possa por vezes aumentar a nossa capacidade de execução, quando é demasiado intenso pode na realidade ser prejudicial ao nosso bem-estar. Neste caso, torna-se essencial que demoremos algum tempo a recarregar as nossas baterias. Torna-se essencial criar um momento em que realmente recarregamos as nossas baterias. Um momento em que o principal é alimentar o nosso corpo e a nossa mente. Tudo isto, sem lhe pedir que gaste uma determinada quantidade de energia.

Aqui estão algumas dicas sobre como aliviar o stress e relaxar.

Fazer exercício físico

Se ainda estava com dúvidas, a atividade física é reconhecida como um bem essencial para a nossa saúde mental. Em tempos de stress, o exercício ajuda a canalizar a adrenalina libertada no corpo. Além disso, a atividade física liberta serotonina e endorfinas, que contribuem para uma sensação de bem-estar.

Um exemplo é a corrida, um exercício perfeito durante o qual o seu corpo relaxa e entra num estado próximo da meditação graças ao fenómeno da “atenção voluntária”.

Os desportos aquáticos permitem ao corpo relaxar graças ao poder massajador da água. O efeito da ausência de peso faz com que todos os músculos trabalhem sem sentir a noção de esforço. Transportado pela água, o corpo evacua a pressão e a tensão.

Ideal para aprender a concentrar-se e recentrar-se em si próprio, o yoga é tanto uma atividade desportiva como uma disciplina espiritual. Graças às suas virtudes calmantes, pode limpar a sua cabeça e relaxar todo o seu corpo. Esta atividade desportiva é perfeita para aprender a gerir melhor situações stressantes e para colocar os acontecimentos inesperados da vida em perspectiva. A longo prazo, o yoga também é benéfico para o alívio de problemas de costas.

Afastar-se dos ecrãs

Televisão, computador, tablet ou telemóvel, numerosos estudos têm demonstrado que passar longos períodos de tempo nos ecrãs, especialmente à noite, pode ser associado ao stress.

Se trabalhar no seu computador durante todo o dia, certifique-se de fazer pausas frequentes e tente fazer log off pelo menos uma hora antes de se deitar. Sem tocar no seu télemovel, claro…

Ouvir música

A música suave (clássica, ambiente, trip hop…) tem um verdadeiro efeito calmante no nosso corpo. Abranda o ritmo cardíaco, baixa a pressão arterial e reduz os níveis da hormona do stress.

Também pode ouvir o som do mar, da chuva ou do canto das baleias, assim como música concebida especificamente para aliviar o stress nas plataformas musicais.

Meditar diariamente durante 5 minutos

A meditação é um excelente exercício para combater o stress. Permite-lhe concentrar a sua atenção no momento presente e gerir melhor os seus pensamentos negativos, concentrando-se apenas nas suas sensações.

Ao praticar esta atividade diariamente, pode reduzir o seu nervosismo, limitar os ataques de stress e dar um passo atrás em relação aos acontecimentos que o fazem sentir-se mal.

A fim de ter uma sessão de meditação bem sucedida, sente-se num lugar calmo. Encontre uma posição em que se sinta confortável, mas mantenha sempre as suas costas direitas. Desta forma, irá condicionar o seu corpo a respirar bem. Finalmente, feche os olhos. Inspire e expire profundamente para reduzir o stress que sente.

Iniciar uma actividade específica

Face ao stress, a ação é um bom aliado. Permite-lhe recuperar o controlo num curto espaço de tempo. Mude os seus lençóis, arrume o seu quarto, faça uma pequena lavagem… Ajuda a concentrar-se em coisas concretas e controladas. Jardinagem, cozinhar, desenhar e colar também são recomendados quando a ansiedade se torna demasiado grande. Ajudam-no a concentrar-se e são distracções que acalmam a sua mente.