This should redirect to the frontend url, but the redirection has been paused for now. Torne-se um jardineiro das cidades com os Seed Balls

É um apaixonado pela natureza, em busca de vegetação no meio desta selva urbana? Descubra o Seed Balling! Este método nasceu em Nova Iorque em 1973, com habitantes preocupados em trazer a natureza de volta para os bairros pobres da cidade.

O Seed Balling consiste em criar pequenas bolas de barro carregadas de sementes (flores, frutas, legumes, ervas aromáticas, etc.), que depois “atira” para onde quiser e que germinarão quando entrarem em contacto com a água.

Esta solução permite implantar todos os tipos de plantas em lugares insólitos e muitas vezes ultra-urbanizados.

Como se faz um Seed Ball?

Para garantir o desenvolvimento de um Seed Ball, este deve ser composto da seguinte forma:

A terra de vaso é utilizada para fazer crescer as sementes, enquanto o barro é utilizada para solidificar a bola inteira. Quando fizer ao seu Seed Ball, lembre-se de o umidificar bem para obter um terra compacta. Ao misturar a terra de vaso e o barro, será capaz de criar as suas bolinhas.

Uma prática estética e necessária

Para além de um toque de estética, o cultivo de flores num ambiente urbano é uma grande necessidade. Estas plantas plantadas de forma selvagem alimentam abelhas e todo o tipo de insetos, sem esquecer os pássaros.

Os Seed Balls ajudam a enriquecer e manter a biodiversidade, onde o desenvolvimento vegetal é fraco, através da criação de um pequeno biótopo. Finalmente, toda esta vegetação consome o carbono emitido pelos automóveis enquanto produzem oxigénio.

Onde lançar o seu Seed Ball?

Terreno baldio, pavimento coberto de vegetação, aterros, telhados planos…Atire os seus Seed Balls para onde quiser levar alguma vegetação!

Atenção, um pequeno conselho: se quiser atirar as suas sementes para locais verticais (tais como fendas no muro), lembre-se de incluir algo para fixar o Seed Ball na sua preparação. Por exemplo, pode utilizar uma mistura de açúcar derretido e natas frescas, um adesivo natural e muito eficaz que não deixa vestígios.

Semar local

Antes de preparar os seus Seed Balls, reserve um momento para passear pelos espaços verdes da sua cidade para identificar as plantas portadoras de sementes, incluindo “ervas daninhas”. Neste processo de acrescentar o verde necessário à cidade, as espécies endémicas devem ser favorecidas para manter o equilíbrio da biodiversidade.

Se os seus Seed Balls se destinam a alimentar a fauna vizinha, pode encontrar sementes em centros de jardinagem para atrair insetos polinizadores, com plantas melíferas ou misturas de plantas e sementes de pássaros.

4 plantas feitas para os seus Seed Balls

Algumas variedades de flores ou plantas podem adaptar-se melhor a terrenos e condições difíceis. Aqui está uma seleção (não exaustiva) de 4 variedades que podem ajudá-lo em sua revolução ecológica: